IMG_20220220_120037339_MF_PORTRAIT.jpg

Sonia Balster
CRP 12/01819

Psicóloga Clínica e Organizacional, Especialista em Psicologia Clínica / Gestalt-Terapia, Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica, com Formação e Especialização em Gestalt Terapia, Dinâmica de Grupos, Personal, Executive & Business Coaching, Terapia Sistêmica voltada ao entendimento das Constelações Familiares, Formação em Genograma, Analista Comportamental Alpha, DISC, Certificada HumanGuide e Palestrante da FCDL/SC. Coordenou estudos e cursos sobre o Desenvolvimento do Capital Psicológico (PsyCap). Formação em Atuação Psicossocial em Desastres, Emergências e Catástrofes, Psicossomática e Avaliações de Transtornos como exemplo TDAH e demais avaliações de uso exclusivo dos psicólogos.

Formada pela UFSC/1996 e Instituto Granzotto (Psicologia Gestáltica), no qual também atua. Trabalha a mais de 25 anos com enfoque no autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, atende demandas como TDAH, ansiedade, depressão, crises existenciais, luto, processos de perdas e separações, dores e doenças crônicas. Sexualidade e Identidade de gênero, Atuação nas Compulsões (exageros no modo de relacionar-se com drogas, álcool, sexo, jogo, computador, compras e comida), síndrome do pânico, burnout, sofrimentos e demais ajustamentos, assim como transição de carreira, desenvolvimento de competências e/ou conflitos profissionais e pessoais. Já atendeu mais de 500 empresas de pequeno, médio e grande porte, com mais de 1.000 pessoas desenvolvidas e mais de 300 processos psicoterapêuticos. Há mais de 10 anos foco total em Psicologia Clínica, sua paixão.

Atende Adultos e Casais. Terapia Individual e Terapia em Grupo (Grupos Terapêuticos), no modo online.

O que faço?

O processo psicoterapêutico é o encontro consigo mesmo, a descoberta de que tudo sempre foi entre você mesmo e o universo.

Perpassa auxiliar as pessoas a ampliarem a compreensão sobre seus processos psíquicos, emocionais e físicos, promovendo maior autonomia e responsabilidade pela própria existência.

Fornece estrutura para o Consulente/Cliente desviar para sua forma, entender o que antes não entendia, explicar o que antes não conseguia explicar sozinho e ver o que antes não via. Criar, fluir e recriar-se. Adaptar-se não ao social, mas a si mesmo.

O processo terapêutico é construído nos fenômenos que se apresentam no aqui-agora, através de uma escuta presente e acolhedora, em que é valorizada a fala, o corpo e a ação.

A percepção de si, o “entrar em contato”, o voltar a fluir possibilita ao sujeito abrir-se para o horizonte de futuro.

Dentro de uma visão holística/sistêmica, o princípio terapêutico consiste em reintegrar "partes" em um “todo" de forma atualizada, valorizando o processo criativo de construção do indivíduo para sua regulação organísmica.

Situações, sentimentos e pessoas presentes no conflito do sujeito precisam de ressignificação e reestruturação, a busca também é fortalecer a autonomia naquilo que tem sentido e é o sentido da pessoa.

Ênfase na responsabilidade de si mesmo, na experiência do aqui-agora, no relacionamento terapeuta-consulente e na regulação e ajustamento criativo do indivíduo, levando em consideração o ambiente e o contexto social.

de mãos dadas

Falando sobre resultados, enquanto psicoterapeuta os processos que conduzi já permitiram:

- Lapidação como melhores pais, amigos, irmãos, filhos, maridos ou esposas;

- Ressignificação, interrompendo o sofrimento;

- Sentimento de vida plena e encontro de qualidade de vida;

- Equilíbrio financeiro;

- Equilíbrio entre vida pessoal e profissional;

- Novas formas de Enfrentamento de transtornos, seja TDAH, Humor, Ansiedade, Pânico, Burnout, Alimentação, Psicóticos ou de Personalidade;

- Desenvolvimento de inteligência emocional;

- Construção de projetos;

- Execução de projetos;

- Enfrentamento e superação de doenças;

- Transição de carreira;

- Descoberta de liderança;

- Avanço de carreiras;

- Consulentes que encontraram uma profissão que os deixaram felizes e realizados;

- Mudança de países, de empregos;

- Manutenção de relacionamentos;

- Construção de relacionamentos sadios;

- Término de relacionamentos;

- Abandono de vícios (álcool/drogas/jogos/celulares);

- Emagrecimento e manutenção de peso;

- Manutenção de academia/definição do corpo;

- Reconstrução de identidades;

- Prazer no sexo;

- Dar-se conta de...

Importante destacar que em todos os processos terapêuticos houve ressignificação de suas vidas nos âmbitos pessoal e profissional, possibilitando a resolução do que precisavam.

 

 

Portanto, através da psicoterapia as pessoas (re)conhecem suas repetições e conflitos internos. Seus padrões. E, a partir disso, ressignificam sua história e projetam um futuro com mais bem-estar.